terça-feira, 2 de março de 2010

Dicas

  • Muda de Penas
A primeira muda de penas acontece aproximadamente com 5 ou 6 meses de idade e a segunda por volta de 1 ano. As demais mudas podem acontecer 1 ou 2 vezes ao ano, sendo uma delas normalmente no período do verão. Nesse período o pássaro fica mais fraco e susceptível a doenças, devido ao seu metabolismo estar alterado. Por isso, devemos oferecer uma alimentação mais rica e suplementos vitamínicos nesse período.
Logo após a mudança de penas, é comum o pássaro se coçar com o bico e sair um pozinho branco, parecendo uma caspa. Isso é um processo normal, pois após as penas nascerem os canhões de penas se ressecam e esfarinham, formando esse farelo parecido com uma caspa.

  • Vermifugação (dar remédio de verme)
A vermifugação nas calopsitas deve ser feita uma vez por ano, devendo evitar o período de muda de pena e de postura de ovos. Os vermífugos mais comuns, são os líquidos, para se pingar na água de beber. No criadouro Ninho dos Pássaros, já utilizamos Vermiaves e Avitrin, com enorme sucesso.

  • Fios Elétricos
Os pássaros gostam de brincar, empoleirar, escalar e andar por fios elétricos, constituindo um enorme perigo para os psitacídeos que gostam de bicar os fios e podem acabar tomando choques fatais.

  • Plantas Tóxicas
Existem muitas plantas tóxicas e como pode ser difícil de reconhe-las, não deixe seu pássaro ficar bicando e comendas plantas desconhecidas.

  • Produtos Tóxicos
Evite deixar a calopsita solta em ambiente onde existam produtos tóxicos como detergentes, sabão, inseticida, cloro e produtos de limpeza em geral.

  • Fumaça
Os pulmões dos pássaros são muito sensíveis, pois fazem a troca de ar intensamente. Evite deixar o pássaro perto da fumaça e evite fumar perto dos pássaros, isso pode trazer problemas respiratórios.

  • Cães e Gatos
Seus pássaro não deve ficar sozinho com cães e gatos, mesmo que a convivência seja pacífica entre eles, pois se um dia acontecer um desentendimento, seu pássaro sairá seriamente machucado.

  • Gaiola ou Viveiro
A gaiola ou viveiro preferencialmente deverá ter uma grade (estrado) antes da bandeja de fundo da gaiola, isso evita que o pássaro pise em suas fezes e fique com os pés sujos, consequentemente essa proteção previne possíveis doenças e micoses.
  • Transporte
Evite transportar os pássaros em gaiolas, os pássaros podem se debater e acabar machucando as asas. Mesmo que isso não aconteça, os pássaros vão tensos, com a musculatura das pernas contraídas para se agarrar firmemente ao poleiro ou às grades da gaiola. O ideal são as caixas de transporte de aves, normalmente feitas em madeira e arame, permitindo uma boa ventilação. Caso não encontre esse tipo de caixa, os pássaros podem ser transportados em caixas de sapato ou similares, sempre com buracos para permitir a ventilação dentro da caixa.

0 comentários:

Postar um comentário