terça-feira, 2 de março de 2010

Banho

Muitos pássaros não gostam de tomar banho em sua banheira, assim em dias quentes e no período da manhã, pode-se utilizar um borrifador para dar banho nos pássaros.

Filhotes:

Limpando, quando necessário

Quando a ave se suja de papinha é preciso paciência e limpar em etapas, pode ser que não saia tudo de uma única vez, dependendo da quantidade da sujeira e do tempo transcorrido.

A papinha em contato com a água torna-se uma verdadeira "cola", grudando nas penas de uma tal forma que quanto mais tempo demorar para fazer a limpeza, fica mais difícil.

Lave com muito cuidado (não faça isso imediatamente após o filhote ter se alimentado) penas do peito, da seguinte forma :

  • Ponha água morna numa bacia e deixe sabonete neutro (pode ser do líquido) por perto.
  • Pegue um pouco do sabonete na mão, e junte um pouco de água morna e vá passando delicadamente por entre as penas, usando o dedo para desembaraçar.
  • Lave também o bico retirando com os dedos a papinha grudada. Faça isso quando o tempo estiver quente, com sol.
  • Seque com uma toalha delicadamente e depois use o secador na temperatura morna e de longe.
  • Evite ao máximo molhar o corpo da ave, se restringindo mais às penas no momento da limpeza. Não se preocupe se não sair tudo de imediato.

Tomando banho

No mais, a calopsita não precisa de banho : deixe uma banheirinha (existem banheiras específicas para aves à venda em pet shops) para sua calopsita, que ela mesma se encarregará de tomar banho quando sentir vontade!

A calopsita gosta de se banhar, entretanto, ave não acostumada a essa rotina pode não ter interesse e estranhar, o que é considerado normal. você pode borrifá-la levemente, de longe, nos dias quentes e sem vento, com aquele borrifador de plantas sem uso, sem contudo, deixá-la muito molhada.


Fonte: Portal das calopsitas

0 comentários:

Postar um comentário