quarta-feira, 3 de março de 2010

Reprodução

A reprodução das Calopsitas é um dos momentos mais fantásticos que existem, e aqui nesta página vamos falar do comportamento das Calopsitas nesta época e o que é necessário para que o acasalamento ocorra em cativeiro.

Em seu Habitat natural, elas se reproduzem na época das chuvas, quando os alimentos são mais abundantes e o ninho é normalmente feito em buracos já existentes nas árvores, geralmente em eucaliptos próximos a água. Em cativeiro, reproduz o ano todo (principalmente na primavera e verão).

As Calopsitas são aves monogâmicas e estão aptas a reprodução a partir de um ano de idade, apesar de existirem criadores que só recomendem a reprodução após 18 meses de vida.

Um ponto fascinante, é o fato da Calopsita ser uma ótima mãe, nunca rejeita chocar os ovos ou cuidar dos filhotes, nunca transfere ao dono parte das tarefas da maternidade, como acontece com muitos pássaros de cativeiro, muito pelo contrário, são extremamente cuidadosas, ao ponto de ficarem muito agitadas na gaiola caso percebam que tem pouca comida nos potes, pensam que faltará comida aos filhotes e querem sair para procurar, por isso é muito importante que nesta época os potes estejam sempre cheios, pois a ave fica mais tranquila. E o fato da Calopsita adorar ser mãe, faz com que seja extremamente fácil conseguir a reprodução em cativeiro, inclusive em viveiros que existam outras espécies, apesar de que com apenas o casal no ambiente é muito mais simples e portanto, mais recomendado.

Os sinais de que suas Calopsitas estão próximas da reprodução são muito claros: cantam mais, estragam objetos, ficam agressivas, e o macho começa a procurar materiais para confecção do ninho.

Ritual de acasalamento:

O ritual de acasalamento é outro ponto muito interessante, pois começa com o macho se exibindo para a fêmea, levantando e abaixando a crista, abrindo as asas e cantando. Então ele entra no ninho e a fêmea o segue, durante cinco ou dez minutos o macho esfrega a cloaca na da fêmea, que emite um som continuo e baixo. Este ritual costuma prosseguir por vários dias e a postura costuma se iniciar de uma a duas semanas após a união do casal.

Normalmente eles se afastam um pouco do nosso convívio, ficando irritadiços com nossa presença, mas após este período voltam ao normal.

E o que é melhor, com filhotes lindos!

Postura:

Sua postura varia de 4 a 7 ovos, com intervalos entre eles de cerca de dois dias. A incubação vai de 17 a 22 dias e os ovos medem de 2 a 3 cm. O macho ajuda a femea no processo todo, desde o choco até cuidar dos filhotes.

Ovos:

Muitas vezes nem todos os ovos estão galados, isto é, fertilizados. Após cinco dias já é possível saber se o ovo esta fertilizado ou não, basta coloca-lo contra a luz, caso a luz passe por ele o ovo não está fértil, caso você só consiga ver a bolsa de ar na ponta do ovo ele está galado e dentro de mais alguns dias é provavel que nascerá mais um filhote. Logo abaixo mostraremos a diferença entre os ovos:

Aqui podemos ver mais claramente:

Filhotes:

Os pais revezam-se constantemente durante a incubação, e também em conjunto cuidam dos filhotes após o nascimento. Os filhotes são ocultados pelos pais durante os primeiros 10 dias, porém, certifique-se de que os filhotes estão sendo alimentados, normalmente os pais conseguem cuidar sozinhos de seus filhotes, sendo suficiente oferecer os alimentos adequados, porém, às vezes isto não acontece. Então você mesmo poderá alimentá-los. Isto requer paciência e carinho, mas traz resultados bastante gratificantes e é justamente por isso que você deverá ficar atento se os pais estão ou não os alimentando.( veja seção Alimentando filhotes)

Nesta sequência de fotos vamos ver o desenvolvimento de um filhote desde o dia do nascimento, até ele estar totalmente emplumado!

Fonte: Clubedascalopsitas

Problemas reprodutivos:

Um dos problemas reprodutivos mais graves é o ovo preso, que é a inabilidade de uma fêmea em expelir o ovo pela cloaca. As causas mais comuns para este problema são:

  • fêmea muito jovem tentando botar seu primeiro ovo
  • falta de cálcio na dieta
  • falta de vitaminas e minerais
  • obesidade
  • disfunção no trato reprodutivo
  • excesso de reprodução

As deficiências nutricionais podem fazer com que a ave produza ovos com a camada externa menos dura e maior do que o normal, ou ovos de formatos anormais. A camada externa macia faz com que os músculos do ovário e da cloaca não consigam empurrar o ovo adiante, além disso, os músculos dessa região também podem ficar fracos por falta de uma dieta adequada, não conseguindo contrair de modo eficaz e expelir o ovo.

Os sintomas de um quadro de ovo preso são:

  • pássaro sentado no chão da gaiola
  • sentado sobre a cauda
  • pernas estendidas e rabo batendo
  • distensão abdominal
  • esforço continuado e respiração difícil
  • falta de fezes e penas eriçadas

O ovo preso também pode afetar os nervos que controlam a musculatura da perna, impossibilitando que a Calopsita fique empoleirada. Em razão do esforço prolongado, a ave também fica fraca, exausta e pode até entrar em choque.

O tratamento nestes casos requer ajuda médica, que em primeiro lugar irá recorrer a técnicas não cirúrgicas (como injeção de cálcio e hormônio diretamente no fêmur, promovendo contração muscular) ou retirada do ovo através de cirurgia.

É importante que você nunca tente retirar ou quebrar o ovo, pois isso pode ser fatal! Leve sua ave ao Veterinário o mais rápido possível, pois somente ele pode socorrer sua ave com segurança.

83 comentários:

fabiola disse...

oi bao noite eu tenho um casal de calopsita eles acasala nosce a o ovo o filhote mais depois eles morrem quero saber por que

Solitário disse...

Tenho um casal mas eles botam sempre e n nascem filhotes. Voces podem me ajudar?

Unknown disse...

Tenho um casal, botou 6 ovos mais o intervalo entre um e outro foi mais de 2 dias. e ela não ficou direto com os ovos antes de p0r o ultimo. É assim mesmo que acontece??

Unknown disse...

Eu tenho um casal de calopsitas, na gaiola tem o ninho, é a primeira vez que a minha calopsita bota, ela tem apenas 1 ano de vida, ela botou 1°ovo dia 05/02/2013 o 2° no dia 07/02/2013 o 3° dia 08/02/2013 e o 4° entre o dia 08/02/2013 ao dia 10/02/2013.... como faço para saber se está galado ??? Obrigada, aguardo a resposta

Unknown disse...

gostaria de saber se as calopsitas botam antes de ter 1 ano de vida pois a minha nao sai do ninho ta muito brava ta comendo td ninho mas ela so tem 10 meses e o macho 7 oque faço ?

Unknown disse...

Boa tarte com qual idade o filho de calopsita macho e fertil

Unknown disse...

como posso descobrir a idade da minha calopsita ?

Unknown disse...

Gostaria de saber se posso tira os ovos da minha calopsita ate q ela termine de por todos para que assim eles nasçam todos juntos afinal os ovos ficam galados só apos 5 dias e assim os filhotes iriam nascer praticamente juntos e assim não tendo uma diferença de tamanho como as vezes ocorre e ai alguém sabe me dizer se da pra fazer isso

Unknown disse...

Gostaria de saber se as calopsitas botam ovo antes de ter 1 ano de vida pois a minha ta muito brava mas ela so tem 9 meses e o macho 4 meses eles acasalaran ja 2 vezes oque faço ?

Unknown disse...

Eu tenho um casal de calopsita a fêmea pós 4 ovos e eu fui fazer a ovoscopia mas não deu para ver não tinha nem sinal de veias nada e eles ficam dia e noite no ninho será que tem chance de galar

Unknown disse...

Eu tenho um casal de calopsita a fêmea pós 4 ovos e eu fui fazer a ovoscopia mas não deu para ver não tinha nem sinal de veias nada e eles ficam dia e noite no ninho será que tem chance de galar

Unknown disse...

minha calopcita bota ovos sempre mas nao nasci nem um

Unknown disse...

Se as calopsitas já estiverem chocando, espere no mino uns 10 dias, aí vc coloca os ovos contra luz, e se estiver cheio de veias ele está galado, agora se não estiver, não está galado.

Unknown disse...

Se as calopsitas já estiverem chocando, espere no mino uns 10 dias, aí vc coloca os ovos contra luz, e se estiver cheio de veias ele está galado, agora se não estiver, não está galado.

Unknown disse...

Tenho um casal de calopsita vejo acasalando porém os ovos não galão por que

Unknown disse...

Tenho um casal de calopsita vejo acasalando porém os ovos não galão por que

Unknown disse...

O macho e tao senão mais eficiente e cuidadoso quanto a fêmea mas mesmo assim tenho perdido filhotes no ninho. Nessa última tentativa deu 3 filhotes um morreu bem novinho e vou fazer de tudo pra salvar oz outra dois. Muito gratificante criar calopsitas,mas prefiro reproduzir os canários belgas

Unknown disse...

Apartir de 1 ano de vida, fato!

Unknown disse...

Acasalar não há problemas para ela agora ela não pode botar, pois é muito jovem e pode problemas com ovo preso seu organismo não está pronto apos 1 ano amiga é mais seguro!

Unknown disse...

Acasalar não há problemas para ela agora ela não pode botar, pois é muito jovem e pode problemas com ovo preso seu organismo não está pronto apos 1 ano amiga é mais seguro!

Unknown disse...

Apartir de 1 ano de vida, fato!

Unknown disse...

Bom dia estou com um problema e preciso de ajuda minha calopsita fêmea está pondo e seu ovo é menor que o normal e ela só põe um ovo e começa a chocar já dei cálcio e todo tipo vataminas quecme foi indicado. Obrigado e um bom dia

Professora Luana disse...

Meu casal de Calopsitas teve sua primeira ninhada de 3 ovos, ano passado e nenhum estava galado. Agora estão na segunda ninhada de 4 ovos. Desta vez, 2 filhotes nasceram com 2 dias de diferença e 2 continuam no ovo. Já se passaram 3 dias e os ovos continuam do mesmo jeito. O que fazer? Espero mais um pouco e tiro os ovos de lá? Obrigada

Unknown disse...

Tkire o ninho sao muito nivas e perigoso psra a femea

Victor disse...

Tenho duas calopsitas mas não sei o sexo de nenhuma das duas é uma delas pós um ovo e ela não sai de dentro do ninho e a outra só fica lá fora to com medo até dela morrer de fome

Unknown disse...

Bom dia
Tenho um casal de calopsita já botou sempre bota 5 ovos já ta na sexta vez que bota ou seja já botou 30 ovos e eles fica no ninho o tempo todo e não nasce eu espero 30 dia tiro os ovo 'passa uns dias ela bota de novo 'o que eu faço tudo que me falam eu faço e nada. Por favor me ajudam
Obrigado

Joel disse...

Tenho 2 casais de Calopsita uma esta botando pela terceira vez o macho reveza para chocar mas nunca nasceu nenhum filhote. O outro casal o macho tenta acasalar com a fêmea mas na HR de subir em cima dela ele nao consegue.. será que devo separalos da gaiola..pois vivem todos juntos.

Unknown disse...

Tenho uma fêmea branca e um macho toca branca será possível a cruza dos dois? Fêmea branca coloca ovos?

Unknown disse...

Tenho uma fêmea branca e um macho toca branca será possível a cruza dos dois? Fêmea branca coloca ovos?

Unknown disse...

Tenho duas fêmea e um macho eles estão com 8 ovos no ninho 4 estão vermelhos e 4 meio preto os pretos estão gorados ? Já é a 4 vêz q eles chocam mais não vinga os Filhotes mesmo fertilizado não nascem porque?

Unknown disse...

Boa noite, eu ganhei uma calopsita fêmea no qual já era adulta, comprei um macho para acasalarem, porém, eles ainda não acasalaram.
Existe alguma chance deles se acasalarem? caso a fêmea já tenha se acasalado antes com outro macho?
Pois não tenho certeza se ela já se acasalou ou não.
Obrigado.

Unknown disse...

Boa noite. Tenho um casal de calopsita de 2 meses e meio. O macho está normal, porém sua irmã não consegue ficar empoleirada, nem sequer estica as perninhas e os dedinhos. Levei no veterinário e ele disse q pode ser falta de vitamina e receitou 1 gota de norkil durante 10 dias. Estou no 5 dia, vi uma melhora, porém ela ainda parece estar com os dedinhos atrofiados. O q pode ter acontecido? Obrigada.

Unknown disse...

Bom dia tenho um casal de calopisitas ela ja proquiou 4x e tds os filhotes que nascem com 2ou até 4dias morrem prq sera ?

clara disse...

oi minha calopsita etsa chocando o ovo mas o macho n deixa ela choca ele fica afastandoo ovo de perto dela e acabam brigando oq eu fasso

Fernandalsp disse...

Boa noite
Tenho um casal de calopsita e faz uns 3 anos já que ela choca
Queria saber quantose anos ela pode chocar?desde já agradeço

Unknown disse...

Já tentou tirar o ninho?

Unknown disse...

Oi minha calopsita macho morreu e a fêmea depois de algumas semanas botou ovos mas ela ñ choca tem alguma coisa a ser feita

Unknown disse...

Tenho um casal de calopisita, a fêmea já estava com vários ovos total de 22,mas não nasceu filhotes,tirei pós não Tava galado,ela colocou mas 8 ovos e já tem dois meses e nada. O quê devo fazer? Me ajudem

Unknown disse...

Olá tenho um casal de calopsita é só vi eles cruzando uma vez,ele canta pra ela dentro do ninho faz todo o processo de acasalamento mais mesmo assim não vi mais eles acasalando é possível eles acasalar dentro do ninho??? Ou eles preferem acasalar quando não tem ninguém por perto ???

Unknown disse...

Olá tenho um casal de calopsita .Eles estão com um filhote e estão acasalando de novo não o filhote não tem nem um mês direito é normal ?

Unknown disse...

Pode ser que os pais n estão alimentando os filhotes ai vc tem que observa ai vc msm vai ter que que alimentalo

Unknown disse...

Tenho um casal, e o macho já está subindo na fêmea, mais ela ainda está com oito meses deixo eles continuar ou fasso outra coisa?

Unknown disse...

Provavelmente vc vai ter duas fêmeas, para confirmar vc deveria fazer sexagem

GUIIII disse...

Boa tarde tenho casal e os 2 tem.menos de 1 ano porém olhei a 25 dias atrás e tinha 11 ovos, mais até agora não nasceu nada

arlete iurk disse...

Minha calopsita morreu mas ja tinha botado um ovo sera que o macho vai chocar?

Unknown disse...

Ola mimhas calopsitas colocaram 3 filhotes ja nasceram e tao super saldaveis ja faz quarenta dias e ela começou a colocar proxima ninhada... o que fazer separar os filhotes mais novos dos pais ou nao? E quais risco?

Unknown disse...

Ola mimhas calopsitas colocaram 3 filhotes ja nasceram e tao super saldaveis ja faz quarenta dias e ela começou a colocar proxima ninhada... o que fazer separar os filhotes mais novos dos pais ou nao? E quais risco?

Unknown disse...

Eu gostaria de saber de se a fêmea pode ser infértil ou se é o macho que não consegue encher os ovos?Ela já pois 2 vezes e não nasceu os filhotes.

Unknown disse...

A fêmea com 10 meses, pode procriar sim, o macho é novo, talvez esse seja o problema, tenho um casal com 10 meses, e estão acasalando e possivelmente irão criar....

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

tenho duas calopsitas eles crusaram ja c passaram 15 dias e nd dela botar o ovo é normal ?

Unknown disse...

Olá boa noite tenho um casal de calopsita mais não n sei quem eh o macho kkk sempre quem abre as asas e cantam e fica de um lado pra o outro eh o macho? O macho sempre fica mais no ninho do que a fêmea? Me ajudem eu comprei "o macho" primeiro então depois resolvi fazer o casal mais pra minha surpresa "o macho" que comprei primeiro eh fêmea pois o que comprei como fêmea estar em cima do "macho" aí fiquei sem saber quem eh quem.... Bem complicado a história

Jhoanitapires disse...

Ola tenho um casal de calopsita num viveiro com periquitos juntos e minha calopsita botou 4 ovos, ai por conta de ta com outros passaros tiramos eles do viveiro e colocamos na gaiola , maia deixamos os ovos no ninho de antes pois a periquita ta em cima dos ovos , sera que choca msm nao sendo a calopsita q esteja em cima ? Aguardo uma resposta

Unknown disse...

Meus filhotes morrem todos i que tenho que fazer

Unknown disse...

Olá bom dia!
Minha calopsita criou 4 filhotes, e não tem mais ovo para por, mesmo assim, ela continua a se molhar. Tem algo de errado com ela?
Obrigada

Unknown disse...

Boa tarde!

Posso dar papinha de fubá cru para meus filhotes de calopsita? Estou com 4 filhotes e tenho medo da mãe não dar conta de alimenta-los.

Obrigada

Unknown disse...

Olá bom dia!
Minha calopsita criou 4 filhotes, e não tem mais ovo para por, mesmo assim, ela continua a se molhar. Tem algo de errado com ela?
Obrigada

Unknown disse...

Ola tenho um casal de calopsita estavam chocando 4 ovos nasceram 3 filhotes,faltando o ultimo pra nascer a mae botou outro isso é normal? E PIDE ter 2 chocos seguidos?

moises disse...

Ola tenho duas femeas e um macho e ele acasalou com as duas... tem dois ninhos no viveiro que fiz portanto so uma botou ate agora um ovo isso a 1 dia atras porem as duas femeas entra no ninho como identifico de quem e o ovo? o macho fica constantemente entrando e saindo e a s vezes ele bate nas duas quando tentam entrar no ninho e as vezes ele nao liga que qualquer uma das duas entre.. me ajude por favor... OBG

CIELLY disse...

minha calopsita colocou 2 ovos coloquei na luis mais nao tem nenhuma risquinha vermelha mais aparece essas risquinha vermelha em mediato ou tenho q espera um certo tempo para velas ???

Josefa santana disse...

tenho um casal de calopsita elas botam ovos e não saem os filhotinho o q devo fazer me ajudem por favor obrigada

Unknown disse...

Até quantos anos uma calopisita consegue tirar filhotes tenho uma de 10 anos será q ela ainda tira filhotes?

Unknown disse...

Tenho um casal ela botou 2 ovos um ela jogou fora e o outro ficou por mais de 15 dias chocando e hj qdo fui ver o ovo estava aberto como se ela ou o macho divesse comigo o que devo fazer?

Unknown disse...

Comido.

Unknown disse...

Boa noite...
Alguem pode me responder, minha calopsita chocou pela pri.eira vez, e seu filhote esta com 40 dias.. E tinha iniciado outra postura e hj nasceu ma um bebe lindo. So que o filhote de 40 dias continua entrando no ninho, e tem mais dois ovos galados... Devo separar esse filhote de quarenta dias ou devo deixar.... O que faço?

Unknown disse...

Minha fêmea colocou dois ovos só
Mas faz 2 dias que ela abandou o ovo e agora ? Posso descartar ? Obg

Vallim disse...

Fui fazer a besteira de pegar um casal de calopsitas na casa do meu irmão e trazer pra casa. Eu morro no Meier e ele em Inoa. Ela estava chocando e tinha 7 ovos, no trajeto até aqui ele sofreu um estresse e abandonou o ninho. Estou muito triste! Eu falei pro meu irmão esperar, mas ele queria que eu pegasse logo. Moral da historia!Ela abandonou o ninho e tinha 4 ovos galados. FIQUEI TRISTE!!!

nonato junior disse...

Tenho um casal de calopsita com 3 ovos sendo chocado e um filhote nasceu dia 16 desse mês e no início eles faziam alimentação entre o casal, agora eles brigam o tempo todo o que faço ? Dois ovos estão escuros tem chances de nascer ? Eu tento separar o casal as vezes. O macho quer ficar o tempo todo no ninho, e eles n se entendem mais.

Unknown disse...

Ganhei um casal de calopsita.Já tiveram 4 posturas.só que os filhotes,vivem no máximo 3 dias.O que estará acontecendo?

Unknown disse...

OLA ESTOU COM UM CASAL CHOCANDO UNS 15 DIAS ENTÃO PERCEBI QUE A fÊMEA ENTROU EM POSTURA NOVAMENTE E O MACHO ESTÁ GALANDO ELA NOVAMENTE SERIA NORMAL ISSO

Unknown disse...

Olá alguém poderia me reaponder...

William e Trice disse...

Bom dia. Comprei uma calopsita fêmea mas a criadora disse que provavelmente ela já havia cruzado. Ontem ela botou um ovo, então coloquei ela no ninho com o meu macho que está com 5 anos para ver se existe a possibilidade de ele ajudá-la no processo de cuidar dos ovos e futuros filhotes. Acontece que ela não o convidou para cruzar e nem sei se existe esta possibilidade caso ela já tenha cruzado com outra ave em seu criadouro de origem. Também não sei se existe a possibilidade da minha calopsita macho ajudá- la apesar de não ter cruzado com ela. Você poderia me ajudar a esclarecer estas dúvidas? Desde já agradeço.

Unknown disse...

Minha calopecita sempre foi carinhosa com os ovos,após nascimento já tem 9 dias ela não alimenta,só o pai,será que ele dá conta?eu até comprei papinha .Obrigada

Unknown disse...

Desculpem ela não alimenta os filhotinhos.

Anônimo disse...

ola tenho uma calopsita macho mas so tem uma pata ele se reproduz ?
Aguardo respostas

Unknown disse...

Bom dia. Tenho uma fêmea albina. E já faz mais de 5 meses que ela não coloca ovos. Troquei de macho e agora coloquei um macho Albino com cinza.ela chegou a agasalhar com os três mais até agora nada de ovos!! O que pode ser

Unknown disse...

Oi Boa noite, o ninho da minha calopsita molhou e agora? Ela tem 5 ovos que estava chocando, é agora não quer entrar mais no ninho, o que eu faço?

Unknown disse...

Sim coloque ovos falsos no lugar

Anônimo disse...

Olá minhas calopsitas não acasalam o machinho tem cerca de 10 meses e ela é mais velha,talvez seria a idade?

Unknown disse...

Oi tenho uma calopisita de 2 anos e ela ja passou por tres machinho e nao quer acazalar nao permite que o macho chega perto dela o que acontece?

Unknown disse...

Oi tenho um casal de calopsita gostaria de saber se elas bota tudo primeiro pra depois chocar ou ela já vai botando e chocando ?

Unknown disse...

O meu tabem não nascem

Unknown disse...

Boa noite!
Minha calopsita macho bate na femea e não deixa ela cuidar do filhote só ele quer cuidar,isso é normal,pode deixar?

Postar um comentário