quarta-feira, 3 de março de 2010

Alimentação de adultos

Alimentação Básica e suas Fontes:

Quando estamos falando de cuidados básicos, normalmente pensamos em apenas fornecer água e semente que está tudo certo né? Errado! Cuidar bem de seu pássaro requer atenções, limpeza, boa alimentação entre outros detalhes conforme descrito abaixo.

Uma das razões para a grande popularidade dos pássaros em geral é o fato delas poderem se manter com uma dieta constituída por sementes e água. Entretanto, há uma enorme diferença entre uma dieta que apenas permite a sobrevivência do pássaro e a outra que realmente fornece todos os nutrientes necessários ao seu metabolismo, ensejando a existência de ave saudável, com excelente plumagem, resistente ás doenças e de elevada performance reprodutiva.

Durante os últimos anos, as exigências nutricionais dos pássaros em cativeiro foram devidamente estudadas, tendo ficado evidenciada a necessidade do fornecimento de uma alimentação bastante variada como garantia de bons resultados reprodutivos.

Falaremos um pouco mais sobre os fatores necessários para esses pássaros.

NUTRIENTES

Os pássaros silvestres, isto é, em vida livre, tem uma alimentação perfeitamente ajustada as características do meio ambiente em que vivem. Já as domesticadas, (mansas ou em gaiolas), apresentam necessidade nutricionais diferenciadas, que devem ser supridas plenamente, em especial durante a quadra reprodutiva, (período em que estão em postura).

PROTEINAS

Constituem o mais importante elemento formador dos órgãos e estruturas moles do organismo. São fundamentais ao seu crescimento e reposição das perdas energéticas para formação de novos tecidos.

O corpo dos pássaros em geral é composto de aproximadamente 20 tipos de aminoácidos, que se constituem nos elementos formadores das proteínas. Alguns deles são sintetizados pela ave, integrando os chamados não essenciais. Entretanto, há outros como metionina, lisina, cistina, triptófano, tronina, valina, fenilalanina, tirosina, arginina, leucina e isoleucina, que não pode ser sintetizados no corpo, constituindo os chamados aminoácidos essenciais. Devem, portanto, ser fornecidos através dos alimentos. A ausência de alguns desses aminoácidos essenciais pode acarretar diversos problemas como retardamento do crescimento, penas retorcidas, língua defeituosa e falta de pigmentos nas penas. Importante sempre manter uma alimentação a base de sementes de boa qualidade e rações especificas para a ave manter o equilíbrio dessas proteínas.

CARBOIDRATOS

São fontes de energia e calor. Incluem os açucares (glicose, frutose, lactose e sacarose), o amido e a celulose. As sementes cereais e frutas contêm altos teores podendo chegar ao redor de 50% dessas substâncias que são necessárias.

LIPÍDEOS

São também chamados de gorduras, são ricos em energia, atuando também no isolamento térmico do corpo, quando em baixas temperaturas. Em excesso na dieta, atrapalham o bom funcionamento do estômago e causam problemas na digestão dos alimentos, interferindo na utilização de outros nutrientes vitais. Ocorrem em quantidades razoáveis em diversas sementes (alpiste, painço, aveia etc.) e em altas concentrações em outras como girassol, cânhamo, niger e linhaça, principalmente se tratando do girassol.

VITAMINAS

São substâncias imprescindíveis ao perfeito funcionamento do corpo. Participam da construção de novos tecidos e do metabolismo, influem na resistência do organismo a doenças e atuam no crescimento e fertilidade do pássaro.

Geralmente as necessidades de vitaminas são muito pequenas, sendo que cada vitamina atua de modo especifico. Normalmente as aves conseguem sintetizar algumas vitaminas a partir de alimentos desdobrados em seu intestino por bactérias que ai vivem em simbiose. A administração de medicamentos pode destruir essas bactérias, devendo-se, portanto, logo após o tratamento, administrar-se um complexo vitamínico para repor tais perdas. Para se ter uma noção, as aves conseguem através do sol, sintetizar a vitamina D3 pela pele.

SAIS MINERAIS

São elementos simples de grande necessidade na formação dos ossos de certos tecidos e de outras estruturas. Sem dúvida, o cálcio e o fósforo são os mais importantes, fundamentais a formação da casca dos ovos, aos músculos e nervos, aos ossos e a outros processos metabólicos – mais de 70% da cinza do organismo são cálcio e fósforo. Estão intimamente associadas entre si e á vitaminas D3.

ÁGUA

É um nutriente vital, pois participa de todos os processos químicos que tem lugar no organismo. É responsável pela circulação dos nutrientes dentro do corpo da ave e dá sustentação aos tecidos.

0 comentários:

Postar um comentário